Indústria de Douradina colhe fruto da Gestão da Rotina.

Com o intuito de tornar os processos mais consistentes e simples a Indústria Gazin de Douradina (Pr) implantou a Gestão de Rotina, para que os funcionários compreendam exerçam com o melhor clareza e espírito de colaboração suas  atividades, integradas aos demais setores, fazendo com que a empresa alcance melhoria contínua, qualidade, alinhamento e minimização dos custos.

Embora a iniciativa tenha sido da Indústria, trata-se de um método aplicável  para qualquer setor da empresa.

A eficácia do projeto está em adequar o comportamento e conduta de cada profissional envolvido  às mudanças, visto que é genuíno do ser humano objetar diante do quadro de mudanças, o que significa sair da zona de conforto, o que exige muita comunicação e compreensão para que todos se posicionem e ajam. 

De acordo com Viviane Thomaz, gerente do Gestão de Pessoas esteve presente na apresentação de resultados do trabalho e falou sobre o diferencial do programa. “Além da organização é notável a participação de olhares diferentes na construção de uma melhoria, profissionais de diferentes áreas, uma diversidade de opiniões tornando o processo mais eficiente”.

Sala TPM (Total Performance Management)

Para uma melhor escalada de trabalho na Gestão da Rotina foi estruturada uma área  para os times de melhorias que incentiva a autonomia inspirada no modelo Spotify. Onde os grupos trabalham em equipes procurando solucionar os problemas atuais de forma ágil.

Essa estrutura fomenta a liberdade, que favorece mais entregas pelo fato dos times serem independentes e  podem eventualmente duplicar esforços devido o ambiente assim proporcionar.

Uma forma de diminuir as distâncias entre as áreas visando o aumento da visão sistêmica devido o engajamento de lideranças técnicas de várias áreas especificas.

Esta forma de organização busca criar resultados através da compilação dos indicadores explanados na arvore de perdas, transparecendo uma gestão autônoma com clareza dos objetivos e comunicação. 

Garantindo que nenhum individuo é maior que seu time, que não é maior que sua área, que não é maior que a organização.

Essa é uma premissa de funcionalidade da sala TPM, onde todos têm a liberdade para encontrar formas de obter resultados.

Melhorias geradas com a Gestão da Rotina. 

  • Construção de uma equipe altamente capacitada;
  • Padronização  do trabalho;
  • Melhor  gestão do tempo;
  • Melhor compreensão dos funcionários sobre suas funções e responsabilidade; 
  • Redução de  retrabalho;
  • Evidencia as funções desempenhadas por cada funcionário;
  • Identificação das lacunas e conflitos nos processos;
  • Transformação dos problemas identificados em oportunidades;
  • Aumento na qualidade do trabalho;
  • Otimização dos custos;
  • Maior assertividade na construção de quadros de trabalho, quantos profissionais são necessários para a execução de uma tarefa;
  • Melhora no clima organizacional.